quinta-feira, 2 de junho de 2011

Curso de Assessores da PJE





Entre os dias 27 e 29 de maio aconteceu o Curso de Assessores da PJE do Rio Grande do Sul, na Casa Cardoner, em São Leopoldo. Este momento de formação – que contou com certificação emitida pelo Unilassale/Canoas na qualidade de Extensão – teve a participação de assessores provenientes de diversas cidades do estado do RS, assim como estiverem presentes cursistas de Itajaí e Florianópolis (Santa Catarina).
            O curso realizou-se a partir de uma demanda definida na 9ª Assembleia Estadual da PJE, ocorrida em outubro de 2010. Teve como tema Asssessoria de jovens estudantes: mística e prática pastoral. Entre seus objetivos estavam conhecer as realidades do/a jovem estudante, sua psicologia, fases do desenvolvimento; apropriar-se do Processo de Educação na Fé da PJE; conhecer a proposta da Pastoral da Juventude Estudantil; compreender a Educação como meio de libertação; produzir materiais para possível publicação.
            A partir de metodologias que propiciaram a discussão e o aprofundamento dos temas, os participantes puderam conhecer um pouco mais da proposta de atuação da pastoral e fortalecer a opção pela assessoria dos estudantes nas escolas.
            Os momentos de mística foram preparados e vivenciados em consonância com os conteúdos desenvolvidos no curso e com as práticas que os assessores desenvolvem nos grupos. Na avaliação, os participantes destacaram a importância da espiritualidade no aprofundamento pessoal da fé e na vivência comunitária da mística cristã.
            Também foi apontada pelos participantes a importância da continuidade de momentos de formação e partilha com o objetivo de contribuir com a prática pastoral junto aos grupos de jovens. A partir deste apelo, foi sugerido se realizar este curso a cada ano, assim proporcionando maior aprofundamento e articulação entre os assesspres da PJE. Sugeriu-se ainda ampliar a participação dos assessores, através dos meios de comunicação, tais como lista de e-mails, site da PJE. Igualmente, surgiu a ideia de se construir um blog voltado especificamente para a assessoria no estado.
O curso contou ainda com a visita de Ir. Zenilde Fontes, coordenadora do Serviço de Animação e Evangelização da Juventude do Regional Sul 3, e de Pe. Tarcisio A. Rech, secretário executivo do regional. Ambos enfatizaram a importância da PJE com a evangelização da juventude estudantil no RS.
Estiveram na coordenação e assessoria do curso: Ir. Ana Carla Assis, Isaque Corrêa, Maurício Perondi, Fernando Degrandis, Simone Moreira, Pe. Hilário Dick e Francisco Carvalho.

Nenhum comentário:

Postar um comentário