terça-feira, 3 de agosto de 2010

ENARES - Encontro Nacional de Referências Estaduais

No período de 21 a 25 de julho aconteceu na cidade de Recife, em Pernambuco, o Encontro Nacional de Referências Estaduais da PJE – ENARES. O mesmo teve como tema “Com os pés na missão sonharemos a PJE” e como lema “Para que todos sejam um” (Jo 17, 21).


O encontro reuniu os jovens que são secretários, articuladores ou coordenadores da PJE em seus estados. Pela proximidade do local do encontro, também participaram alguns estudantes da região nordeste que são lideranças iniciantes em suas cidades.

Tivemos participantes dos seguintes estados: Rio Grande do Norte, Paraíba, Pernambuco, Alagoas, Bahia, Rio de Janeiro, São Paulo, Paraná e Rio Grande do Sul.

O objetivo do encontro foi de proporcionar momentos de formação para estes jovens referências e também partilhar a situação da PJE nos seus estados. A partir destes aspectos buscou-se discutir elementos importantes para o fortalecimento da PJE nas diferentes realidades.

Os principais conteúdos trabalhados no encontro foram: a realidade educacional brasileira, eclesialidade e espiritualidade da PJE, organização e articulação da PJE, como desenvolver projetos financeiros e o projeto de vida. Também foram abordados o Projeto de Revitalização da Pastoral Juvenil Latino Americana, o 3º Congresso Latino Americano de Jovens e a Campanha Nacional Contra a Violência e o Extermínio de Jovens.

O encontro foi muito produtivo e lançou ótimas pistas para o trabalho de cada jovem em sua região. Avaliou-se que outros momentos como este deverão ser desenvolvidos a fim de que as lideranças tenham espaços de formação, de partilha e de planejamento.

Ao final do encontro foi desencadeado o processo de construção da 14ª Assembléia Nacional da PJE, que acontecerá no período de 13 a 16 de janeiro de 2011. Foram sugeridos temas importantes que deverão ser discutidos na assembléia e também foi encaminhado o processo de indicações para as instâncias da PJE.

Nenhum comentário:

Postar um comentário