segunda-feira, 29 de março de 2010

28 de março - Dia do Estudante Secundarista

Ontem, 28 de março, foi o dia do estudante secundarista. Esse dia é uma homenagem ao estudante Edson Luís.

Edson Luís de Lima Souto (Belém, 24 de fevereiro de 1950 — Rio de Janeiro, 28 de março de 1968]) foi um estudante secundarista brasileiro assassinado pela Polícia Militar durante um confronto no Restaurante Calabouço, centro do Rio de Janeiro. Edson foi o primeiro estudante assassinado pela Ditadura Militar e sua morte marcou o início de um ano turbulento de intensas mobilizações contra o regime militar que endureceu até decretar o chamado AI-5.

Nascido em uma família pobre, iniciou os estudos na Escola Estadual Augusto Meira em Belém do Pará. Mudou-se para o Rio de Janeiro para fazer o segundo grau no Instituto Cooperativo de Ensino, que funcionava no restaurante Calabouço.


No dia 28 de março de 1968, os estudantes do Rio de Janeiro estavam organizando uma passeata relâmpago para protestar contra a alta do preço da comida no restaurante Calabouço, que deveria acontecer no final da tarde do mesmo dia.
Por volta das dezoito horas, a Polícia Militar chegou ao local e dispersou os estudantes que estavam na frente do complexo. Os estudantes se abrigaram dentro do restaurante e responderam à violência policial utilizando paus e pedras. Isso fez com que os policiais recuassem e a rua ficasse deserta. Quando os políciais voltaram, tiros começaram a ser disparados do Edifício da Legião Brasileira de Assistência, o que provocou pânico entre os estudantes, que fugiram.

Os policiais acreditavam que os estudantes iriam atacar a Embaixada dos Estados Unidos e acabaram por invadir o restaurante. Durante a invasão, o comandante da tropa da PM, aspirante Aloísio Raposo, atirou e matou o secundarista Edson Luís com um tiro a queima roupa no peito. Outro estudante, Benedito Frazão Dutra, chegou a ser levado ao hospital, mas também morreu.

Temendo que o PM sumisse com o corpo, os estudantes não permitiram que ele fosse levado para o Instituto Médico Legal, mas o carregaram em passeata diretamente para a Assembléia Legislativa do Rio de Janeiro, onde foi velado. A necrópsia foi feita no próprio local pelos médicos Nilo Ramos de Assis e Ivan Nogueira Bastos, sob cerco da Polícia Militar e de agentes do DOPS.

No período que se estendeu do velório até a missa da Candelária, realizada em 2 de abril foram mobilizados protestos em todo o país.

Em São Paulo, quatro mil estudantes fizeram uma manifestação na Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (USP). Também foram realizadas manifestações no Centro Acadêmico XI de Agosto, da Faculdade São Francisco, na Escola Politécnica da USP e na Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.

O Rio de Janeiro parou no dia do enterro. Para expressar seu protesto, os cinemas da Cinelândia amanheceram anunciando três filmes: A noite dos Generais, À queima-roupa e Coração de Luto. Centenas de cartazes foram colados na Cinelândia com frases como "Bala mata fome?", "Os velhos no poder, os jovens no caixão" e "Mataram um estudante. E se fosse seu filho?".

Edson Luis foi enterrado ao som do Hino Nacional Brasileiro, cantado pela multidão.
Fonte: Wikipédia

quinta-feira, 25 de março de 2010

Grupos Alternativos

VIVA A PJE ALTERNATIVA



Somos fruto da 8ª AEPJE, nossa missão é a nucleação de grupos de jovens da PJE nas escolas públicas. Os grupos de jovens na Escola Guanabara acontecem semanalmente, sempre às quintas-feiras, sendo que a equipe geralmente reúne-se após para conversar e planejar, mas é claro sempre é necessário algumas reuinões extras.

Hoje, 25/03, recomeçamos os trabalhos com os jovens. Foi muito empolgante!!! Os jovens estão sendo protagonistas, decidindo as coisas, propondo formas de chamar novos jovens para o grupo.
Semana que vem continua nosso trabalho e daí vos escreverei mais.

quarta-feira, 24 de março de 2010

Campanha Nacional Contra a Violência e o Extermínio de Jovens

Campanha Nacional Contra a Violência e o Extermínio de Jovens





“Os jovens latino-americanos entre 15 e 24 anos são os que mais correm riscos, em todo o mundo, de serem assassinados ”. E o Brasil, atrás de Colômbia e Venezuela, é o 3º país com mais assassinatos de jovens no mundo. Isso se deve a uma taxa de 51,7 homicídios para cada 100 mil jovens. Taxa essa que entre 1994 e 2004 cresceu a um ritmo maior que o número de assassinatos entre a população total.

O que é a Campanha?

É uma ação articulada de diversas organizações para levar a toda sociedade o debate sobre as diversas formas de violência contra a juventude, especialmente o extermínio de milhares de jovens que está acontecendo no Brasil. Com isso, a Campanha objetiva avançar na conscientização e desencadear ações que possam mudar essa realidade de morte.

Como começou?

A Campanha nasceu da reflexão da 15ª Assembléia Nacional das Pastorais da Juventude do Brasil (ocorrida em maio de 2008), fruto da indignação crescente dos/as delegados/as presentes naquela assembleia e da revolta ante ao crescente número de mortes de jovens no campo e na cidade, em todos os cantos do país.

Quem promove?

As Pastorais da Juventude do Brasil (Pastoral da Juventude, Pastoral da Juventude Estudantil, Pastoral da Juventude do Meio Popular e Pastoral da Juventude Rural).

Com o objetivo de unir forças na defesa da vida da juventude, várias outras organizações estão se juntando como parceiras da Campanha. No Seminário Nacional de preparação da Campanha, realizado em maio de 2009, várias organizações estiveram presentes:

Setor Juventude – CNBB
Comissão Brasileira de Justiça e Paz
Conferência dos/as Religiosos/as do Brasil
Conselho Nacional de Leigos e Leigas
Rede Brasileira de Centros e Institutos de Juventude
Campanha Reaja ou será mort@!
Associação de Familiares e Amigos/as de Presos/as – Bahia
Jornal Mundo Jovem
Via Campesina

Quais serão as ações da Campanha?

As ações serão feitas a partir dos três eixos da Campanha:

Eixo I: “Formação política e trabalho de base”

Ações de conscientização e sensibilização quanto aos debates de segurança pública, sistema carcerário, direitos humanos, outros tipos de violência...

Elaboração de texto-base.

Subsídios preparatórios às Atividades Permanentes das Pastorais da Juventude do Brasil alinhados com a temática da Campanha (Semana da Cidadania, Semana do/a Estudante e Dia Nacional da Juventude).

Organização de Seminários Estaduais, de discussão e planejamento da Campanha.

Criação de um site da Campanha para disponibilizar subsídios, informações e possibilitar a interação com todas as pessoas que aderirem à Campanha.

Eixo II: “Ações de massa e divulgação”

Organização de uma Marcha Nacional (2011), com o objetivo de denunciar a violência e mobilizar a sociedade no que se refere ao extermínio de jovens.

Organização de pré-marchas locais.

Ações a partir das Atividades Permanentes da Pastorais da Juventude do Brasil.

Eixo III: “Monitoramento da mídia e denúncia quanto à violação dos direitos humanos”

Acompanhamento e denúncia das violações de direitos humanos praticadas pela mídia.

Como participar?

Fazendo a discussão no grupo de jovens, na escola, na universidade, no trabalho, na família... (textos, indicações de filmes e livros disponíveis no site: www.juventudeemmarcha.org).

Participando dos seminários estaduais que acontecerão em 2010.

Ajudando na organização das Atividades Permanentes de 2010 (Semana da Cidadania, Semana do/a Estudante, Dia Nacional da Juventude), cujos temas estarão em sintonia com a Campanha.

Semana da Cidadania 2009


Data: 14 a 21 de abril
Eixo temático: Trabalho
Tema: Trabalho para a vida e não para a morte
Lema: Juventude: suando e sonhando, em marcha contra a violência
Referencial teológico: “Venham trabalhar na minha vinha, dilatar meu Reino entre as nações” (Mateus, 20)
 
Para fazer o download da cartilha clique aqui!!!

Articulação da PJE RS tem nova configuração

A reunião da CEPJE foi também um espaço de troca de instância, especialmente a articulação.



Na última reunião da CEPJE, em novembro de 2009, cinco nomes foram indicados para esse serviço, antes exercido por Maísa Estery. Porém, apenas Luccas Bell e Bruno Correia foram os que aceitaram. Desde então foram feitas conversas com os indicados junto a executiva, visitas nas famílias e o processo de discernimento.
Então, nessa reunião, culminou o processo. Foram feitas perguntas aos dois e os membros da CEPJE expressaram quem seria o melhor nome no momento e porque.
Logo após, os dois guris, foram conversar entre eles e chegaram a uma decisão comum do que era o melhor para a PJE RS. Assim, diante os indicativos, projetos de vida, momentos, decidiu-se que o Brunão, seria o Articulador Estadual da PJE RS.

A PJE está em tempo de renovação, revisão, ousadia, ano de assembleia é assim. NOSSOS CORAÇÕES ARDEM!!!

Reunião da CEPJE


No último fim de semana a coordenação da PJE do RS teve sua primeira reuinão do ano. Nessa reunião foi realizado o planejamento para o ano e a divisão das equipes-tarefa, responsáveis pelas atividades do ano. Ah! não se esqueça: ESTAMOS EM TEMPO DE ASSEMBLEIA!!!!

Confira as datas da PJE:
12-18/04 - Semana da Cidadania
14/04 - Lançamento Estadual da Campanha contra Violência e Extermínio de Jovens na Assembleia Legislativa
21-23/05 - 1º Encontro Estadual
11-13/06 - 2ª reunião da CEPJE
16-18/07 - 2º Encontro Estadual
09-14/8 - Semana do Estudante
10-12/09 - 3ª Reunião da CEPJE
15-17/10 - 9ª Assembleia Estadual da PJE
24/10 - DNJ
26-28/11 - 4ª Reuniçao da CEPJE